01 Jan Cidade Velha – Berço da cabo-verdianidade
Localizada a 15 Km da capital de Cabo Verde, a Vila da Ribeira Grande de Santiago, por todos conhecida como Cidade Velha, é o berço da nossa nação.
Construída do sonho dos descobrimentos portugueses, foi porto de abrigo, em 1497, de Vasco da Gama e um ano mais tarde, Cristóvão Colombo. Fruto do cruzamento dos primeiros europeus e dos negros da costa de África, nasceu aqui a miscigenação, não apenas física, mas essencialmente cultural. Aqui nasce o homem crioulo, com cultura própria, nascida dessa mesma mestiçagem.
Na Cidade Velha fica a mais antiga igreja colonial do mundo, a Igreja da Nossa Senhora do Rosário, construída em 1495 no estilo gótico manuelino (português), e na qual terá pregado o Padre António Vieira, em 1652, na sua viagem para o Brasil.
A Cidade Velha foi ainda capital eclesiástica e civil de Cabo Verde. Fruto da sua importância para a coroa, foi aqui que foi erigida a Sé Catedral, a primeira que os portugueses construíram no continente africano. Atacada por piratas em 1712, ficou praticamente em ruínas, como ainda hoje pode ser observado.
Devido aos ataques frequentes de piratas e corsários (sendo o corsário inglês Francis Drake e o francês Jacque Cassard os mais famosos), foi iniciado, em 1587, a construção do Forte Real de São Filipe para defender a cidade e o seu porto. Contudo, em 1712, após um violento ataque de corsários franceses, foi completamente pilhado e incendiado, tendo sido novamente erguido na segunda metade do século XVIII.
A importância que a Ribeira Grande desempenhou na história é incalculável. Situada a meio caminho entre o continente africano, a Europa e as Américas, foi fonte de aprovisionamento dos navios e importante entreposto comercial, principalmente de escravos provenientes da costa africana.
No entanto, fruto da cobiça de piratas, da exposição do seu porto, e dos pântanos que se formavam nas estações das chuvas, originando inúmeros focos de doenças, fez com que caísse em ruína, levando os navegadores a preferirem o Porto da Praia de Santa Maria, localizado apenas a seis milhas da então capital, culminando na transferência, em 1769, do governo para esta nova localização e a sua sequente elevação, em 1858, à categoria de cidade.
Actualmente considerada Património Mundial da Humanidade, a Cidade Velha marca o ritmo da história de Cabo Verde, pois aqui, há mais de 500 anos, começou a nascer uma nação.
Paula geyza
Posted at 10:10h, 18 Fevereiroadorei