Cidade Velha – Berço da cabo-verdianidade
01 Jan 2012

Cidade Velha – Berço da cabo-verdianidade

Localizada a 15 Km da capital de Cabo Verde, a Vila da Ribeira Grande de Santiago, por todos conhecida como Cidade Velha, é o berço da nossa nação.

Construída do sonho dos descobrimentos portugueses, foi porto de abrigo, em 1497, de Vasco da Gama e um ano mais tarde, Cristóvão Colombo. Fruto do cruzamento dos primeiros europeus e dos negros da costa de África, nasceu aqui a miscigenação, não apenas física, mas essencialmente cultural. Aqui nasce o homem crioulo, com cultura própria, nascida dessa mesma mestiçagem.

Na Cidade Velha fica a mais antiga igreja colonial do mundo, a Igreja da Nossa Senhora do Rosário, construída em 1495 no estilo gótico manuelino (português), e na qual terá pregado o Padre António Vieira, em 1652, na sua viagem para o Brasil.

Padre Campos 8

A Cidade Velha foi ainda capital eclesiástica e civil de Cabo Verde. Fruto da sua importância para a coroa, foi aqui que foi erigida a Sé Catedral, a primeira  que os portugueses construíram no continente africano. Atacada por piratas em 1712, ficou praticamente em ruínas, como ainda hoje pode ser observado.

Padre Campos 11

Devido aos ataques frequentes de piratas e corsários (sendo o corsário inglês Francis Drake e o francês Jacque Cassard os mais famosos), foi iniciado, em 1587, a construção do Forte Real de São Filipe para defender a cidade e o seu porto. Contudo, em 1712, após um violento ataque de corsários franceses, foi completamente pilhado e incendiado, tendo sido novamente erguido na segunda metade do século XVIII.

Cidade VelhaA importância que a Ribeira Grande desempenhou na história é incalculável. Situada a meio caminho entre o continente africano, a Europa e as Américas, foi fonte de aprovisionamento dos navios e importante entreposto comercial, principalmente de escravos provenientes da costa africana.

No entanto, fruto da cobiça de piratas, da exposição do seu porto, e dos pântanos que se formavam nas estações das chuvas, originando inúmeros focos de doenças, fez com que caísse em ruína, levando os navegadores a preferirem o Porto da Praia de Santa Maria, localizado apenas a seis milhas da então capital, culminando na transferência, em 1769, do governo para esta nova localização e a sua sequente elevação, em 1858, à categoria de cidade.

Actualmente considerada Património Mundial da Humanidade, a Cidade Velha marca o ritmo da história de Cabo Verde, pois aqui, há mais de 500 anos, começou a nascer uma nação.


visioncast

Comentários

  1. adorei

Os comentários estão fechados.